
A PARENTALIDADE TEM DE SER REAL
Se tem um filho que parece precisar de um pouco mais – mais paciência, mais segurança, mais tempo – isso não significa que seja um mau pai ou uma má mãe. E também não significa que o seu filho seja mau…
Significa que ELE/A tem necessidades emocionais mais exigentes!
Significa apenas que, enquanto PAI/MÃE , tem um desafio maior!
E desafios maiores não significam fracasso, significam crescimento


A SENHORA TRISTEZA…
E hoje, em exclusivo, apresento a entrevista com a senhora tristeza…
Já viu o filme Divertidamente com os seus filhos? Se sim, deve lembrar-se da Tristeza, aquela personagem azul, meio desanimada, que ninguém parece querer por perto…
E se eu vos dizer que a tristeza pode ser valiosa?

AS EMOÇÕES SÃO PARTES DE NÓS...
Como pais, é natural querermos compreender e apoiar as emoções dos nossos filhos, especialmente quando enfrentam desafios como a ansiedade. O filme "Divertidamente 2" oferece uma visão fascinante sobre as emoções de uma adolescente em evolução, ajudando crianças e adultos a melhor entenderem como as emoções funcionam e a importância de as gerirmos de forma equilibrada.

O CORPO LEMBRA O QUE A MENTE ESQUECE…
As crianças são seres fantásticos…Defende-se das coisas como ninguém, ou melhor, têm um cérebro super protetor que evita a todo o custo o sofrimento, a angústia e, principalmente, todo e qualquer ataque ao EU (ainda em construção) dos seus “donos”.


O QUE NÃO DEVEMOS DIZER ÀS CRIANÇAS
- “Não gosto de ti...és um(a) menino(a) mau(má)"
- “ Vais levar a sério...agora é que vais ver o que é doer...”
- “Se fizeres o que te digo dou-te um brinquedo”

A DIFERENÇA ENTRE REAGIR E RESPONDER…
Quem é pai/mãe já passou por momentos de puro desespero, fruto de alguns comportamentos dos filhos. E, nesses momentos, a nossa vontade de que esse comportamento mude é tão grande que esquecemo-nos que o adulto somos nós…