O SEU FILHO SENTE TUDO DE UMA FORMA MUITO INTENSA?

Se tem um filho altamente sensível, provavelmente já sentiu frustração por não conseguir prever ou controlar certas reações dele. Pode até ter-se questionado: "O que estou a fazer de errado?" ou "Porque é que nada parece resultar?".

A verdade é que nem os pais têm culpa, nem a criança está a "fazer de propósito". As crianças altamente sensíveis têm um sistema nervoso mais reativo, o que significa que processam emoções e estímulos de forma mais intensa. Não é uma escolha, é uma característica.

Isso significa que reagem mais fortemente ao que sentem – tanto positivo quanto negativo. Um barulho alto, uma etiqueta na roupa, uma mudança inesperada ou um tom de voz mais duro podem ser suficientes para desencadear uma reação intensa. Não porque querem, mas porque o seu cérebro processa tudo de forma mais profunda e avassaladora.

❌ Culpar a criança pela sua sensibilidade só a fará sentir-se errada.

❌ Culpar-se a si mesmo como pai/mãe apenas gera frustração e culpa desnecessária.

O que essas crianças precisam não é de mais disciplina ou correção, mas de uma abordagem diferente.

✔️ Precisam de empatia, estrutura e ferramentas para aprenderem a autorregular-se,

Quando a alta sensibilidade é compreendida e respeitada, as crianças aprendem a gerir as suas emoções de forma saudável, a ganhar confiança e a usar a sua sensibilidade como um verdadeiro superpoder.

O caminho não é o de mudar a criança, mas sim ajudá-la a florescer no sua própria essencia e ritmo.

Se sente que nem sempre sabe como ajudar o seu filho, gostaria de entendê-lo melhor e dar-lhe o suporte que ele precisa, estou a desenvolver um curso para pais pensado especialmente para si.

Muito em breve, trarei novidades!!

Fátima Poucochinho

Psicologa Infanto juvenil

Anterior
Anterior

O CORPO LEMBRA O QUE A MENTE ESQUECE…

Próximo
Próximo

O QUE NÃO DEVEMOS DIZER ÀS CRIANÇAS